Secretaria Municipal de Agricultura participa de Assembleia Geral de fundação de Associação de Produtores Rurais da Comunidade Água Limpa

Por Ricardo Nunes de Souza

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou de Assembleia Geral para constituição de uma Associação de Produtores Rurais dos moradores da Comunidade Água Limpa.

O evento ocorreu no dia 19 de Janeiro de 2024, a partir das 17:00 horas, no Barracão Comunitário da sede da Comunidade Água Limpa, e envolveu dezenas de produtores da comunidade Água Limpa, Assentamento São João e Alvorada. Durante a realização do evento, foi discutido e debatido os seguintes assuntos: Aprovação da Constituição da Associação; Análise e aprovação do projeto do Estatuto Social da Associação; Eleição e Posse dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.

A Assembleia foi coordenada pelo Secretário Municipal de Agricultura, Vagner Meira que esclareceu sobre o que é uma Associação, seus objetivos, funções, funcionamento, Estatuto Social e como regularizá-las. Segundo Meira, ”a criação da Associação de produtores rurais da Comunidade Água Limpa é um importante passo para estas comunidades serem beneficiadas e atendidas com ações e projetos sociais e econômicos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal, através da SEFAICO”.

A SEFAICO auxiliou na elaboração do Edital de Convocação da Assembleia da Associação, e também na confecção da Ata da Assembléia de Eleição e Posse da Nova Diretoria e Estatuto Social, e passos para o registro da mesma. Os presentes aprovaram por unanimidade pela criação da associação e definiram que ela será denominada Associação de Produtores Rurais da Agricultura Familiar da Comunidade Água Limpa.

Os produtores rurais presentes, elegeram como Presidente na nova associação, o produtor rural, Erisvaldo Lopes Trindade, que terá como diretores auxiliares um secretário Geral, um Tesoureiro, um Secretário e 3 Conselheiros Fiscais. ”. Um dos objetivos da criação da associação é elaborar um projeto para aquisição de um trator agrícola equipado com grade aradora e outros implementos para atender os produtores rurais da comunidade Agua Limpa e comunidade vizinhas”, disse Trindade.

De acordo com Prefeito Jamis Silva, “ A Prefeitura Municipal tem apoiado a criação e regularização de Associações rurais, para que a comunidade possa viabilizar a prestação de serviços e projetos de apoio a produção agropecuária e na geração de rendas das comunidades rurais, em especial, das propriedades da Agricultura Familiar”.